:hi: Olá Pessoal, Estou de volta para mais um tutorial para o MMD.
Desta vez vou falar de
MME ou
MikuMikuEffects!- Spoiler:
WOW!!! Parece que temos um mangaká profissional aqui!!!!! kkkkk :lol!:
-
Mas... Rodrigo, o que é o MME?MME é um plugin para
MikuMikuDance que permite a utilização de todos os tipos de efeitos especiais que variam de nevoeiro, ao fogo, a neve, as partículas brilhantes. Há mesmo um "efeito homem rindo" onde o rosto do modelo é coberto pela infame logotipo animado. Mesmo quando a câmera gira.
- Legal! e como obtenho o MME?Primeiro vá neste Site (o site está em japonês, por isso, é usei um tradutor) e clique no link abaixo:
Depois de baixar, descompacte os arquivos na pasta raiz onde está o MMD.
- Spoiler:
Agora abra o MMD e você verá um menu novo no canto
direito da janela.
Depois, vamos em alguns sites para baixar os efeitos (Recomendo criar uma pasta
MME dentro da pasta
Accessory, pois os efeitos são acessórios):
http://www.angelfire.com/sinlessrogue/MME.html
https://sites.google.com/site/mikumikubeat/mikumiku-effect/effects
http://www6.atwiki.jp/vpvpwiki/pages/272.html (JP)
Vamos por exemplo, usar um efeito de Fogo:
Clique no botão
Load do
Accessory Manp. e abra a pasta onde está o objeto do Fogo (
Ex.: Accessory\MME\Fire) e abra o arquivo
FireParticleSystem.x- Spoiler:
Obs.: É bom ter uma boa Placa de Video Aceleradora para poder executar a maioria dos efeitos, por exemplo meu computador não tem Placa 3D, eu não posso executar algum efeito mais avançado como um efeito de Mar ou Explosão. No meu caso, se eu tentar abrir o
FireParticleSystemEx.xAlguns efeitos para funcionar tem alguns procedimentos para funcionar bem, como por exemplo o Disco Lighting:
- Carregue o DiscoLighting.x e altere a altura (Y=20 por exemplo)
- no Menu MMEffect >Effect Mapping (M)
e clique duas vezes no stage1.x e vá até a pasta do DiscoLight
e escolha o arquivo DiscoObject.fx
- Está feito (só mantenha o Shadow Desligado para que funcione)
- Spoiler:
Bom é isso... Até mais Pessoal!!!