A Primeira Aba é de
informações do Modelo. Ex:
Nome da personagem e Créditos do criador, etc.A segunda Aba são Informações de vertices (não sei mexer nele).
A 3ª é desabilitada
A 4ª é a os
Matériais. Nela você pode mudar a
cor de um a parte do corpo (por ex.: os Cabelos) e colocar Texturas.
A 5ª aba São os ossos. Aqui pode-se criar, alterar, ou excluir um ou mais ossos.
- Bones:
São os Ossos. Aqui são classificados no type:
- Ro - São ossos que somente podem rotacionar;
- RoMov - São ossos que além de rodar, poder ser arrastados;
- IK - IK (Inverse Kinematics), ou Cinemática Reversa. São Ossos que podem, por exemplo, dobrar um joelho, movendo somente um osso.
- ? - Não sei o que é (???);
- IKInflRot - Se não me engano, serve para marcar o osso para o IK (osso 2);
- InfRo - Não sei o que é, mas é usado por exemplo para rotacionar os olhos...;
- IKCon - Também desconheço o que faz;
- Hid - Osso oculto, serve, por exemplo para dar comprimento a um osso;
- Th - ?
- Revo - ?
- JPName: Aqui é o nome do osso em japonês, aqui é importante deixar o nome em japonês, pois os Motion Data usam os nomes deste campo para dançar. Caso você tenha o Windows XP e não esteja vendo os caracteres em
japonês, veja esse video para exibi-los.
- Name: Se habilitado o ENGL, você pode por o nome do osso em inglês
- Parent: O número do osso Pai, o -1 para um osso livre. A direita aparece o nome do osso associado ao número digitado
- Child: O número do osso filho.
- IK Bone: O número do Osso IK que você deseja ligar.
- Coord: É a Posição X, Y e Z do Osso.
a 6ª aba é o IK, não entendi muito, mas acho que serve para agrupar os ossos IK.
A 7ª aba é a manipulação de faces.
A 8ª aba é o Grupo de ossos (que aparace na lista laranja do MMD)
a 9ª é só para aparecer uma caixa de diálogo com as informações em inglês.
a 10ª é as texturas de desenho (toon).
a 11ª é a física do personagem, aqui pode configurar como o cabelo se mexe, a colisão.
e finalmente 12ª que é o Joint que não entendi muito o que faz, mas sei, por exemplo, que um seio que você configurou na aba anterior não caia no chão.
Agora a outra janela View eu não sei mexer ainda, só estou usando para visualizar a mudança de cabelo, mas já videos que fazem a manipulação de faces e a deformação de malhas nos menus desta janela...