V O C A L O I D
Você é fã de Vocaloid?
Gosta das músicas e dos personagens?

Então pra quê esperar?!
Junta-te a nós! 8D

V O C A L O I D

Fórum Português & Brasileiro dedicado a VOCALOID
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  Oriental DreamsOriental Dreams  

Compartilhe | 
 

 Curiosidade: Internet via Rede Elétrica. Funciona?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Eos
Mod. RPG
Mod. RPG
avatar

Masculino Mensagens : 3530
Idade : 31
Localização : Caçapava-SP
Emprego/lazer : Designer 3d de ônibus, Fuçador de Photoshop xD
Humor : ???

MensagemAssunto: Curiosidade: Internet via Rede Elétrica. Funciona?   Sex 07 Set 2012, 10:06


Tecnologia pioneira desenvolvida pela UFJF permitirá, em cerca de dois anos, o acesso à internet banda larga por meio da rede elétrica, podendo, assim, levar conexão a 95% da população do país. Quase R$ 4 milhões foram investidos pela universidade e pela Cemig em pesquisa do Departamento de Engenharia Elétrica para a criação de um modem de Power Line Communications (PLC) adequado ao sistema brasileiro de energia. Ligado à rede, o equipamento possibilitará a transferência de dados por meio da infraestrutura já instalada, sem que haja interferência na qualidade do abastecimento energético. A previsão é que o protótipo esteja pronto até maio do ano que vem, e o aparelho, disponível no mercado até 2014. A expectativa é que o serviço seja mais barato do que os oferecidos hoje pelas redes de telefonia e rádio.
De acordo com o coordenador do projeto, Moisés Ribeiro, o modem será de baixo custo e atenderá às características da rede de energia brasileira, fatores determinantes para que a tecnologia, já adotada em larga escala nos Estados Unidos e na Europa, seja efetivamente implantada não só no país mas, também, no restante da América Latina. "Hoje se usa PLC no Brasil apenas para medição eletrônica, e os equipamentos são importados a altos preços", explica. Com o aparelho criado na UFJF, a conexão de internet poderá chegar a locais onde não há rede de acesso de alta qualidade e atingir uma velocidade de até 450 Mbps (Megabits por segundo). A rede 3G, por exemplo, chega a pouco mais de 7 Mpbs.
Ainda segundo Ribeiro, qualquer aparelho conectado à rede de energia será reconhecido como um artefato de comunicação, possibilitando, por exemplo, que os dados do consumo energético de uma geladeira específica sejam transferidos imediatamente para o computador do consumidor ou da concessionária de energia. "Será possível até mesmo fazer ligações telefônicas pela rede elétrica", destaca o professor. "É um produto ímpar, que não existe no Hemisfério Sul, e no qual a UFJF tem investido muito porque dará retorno significativo à sociedade."

Smart grid

O projeto da UFJF faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que aprovou, este mês, a utilização de medidores de energia eletrônicos. Segundo Ribeiro, o sistema deve utilizar a tecnologia PLC, comumente empregada em smart grids - redes inteligente que permitem o controle do consumo e do custo. Assim, as concessionárias poderão utilizar sua própria rede de distribuição para a comunicação de dados a partir dos monitores instalados na casa do consumidor. Além de permitir cobrança diferenciada pela utilização de eletricidade nos horários de pico, o sistema poderá informar quedas de energia às distribuidoras em tempo real e possibilitar o corte ou religamento remoto do serviço nas residências, sem precisar da presença de um técnico da companhia no local.

Na minha opinião, já estava na hora mesmo de criarem algo alternativo. E essa idéia é bem promissora, pois imaginem o povo que mora praticamente longe da cidade, e não tem como instalar devido a condições técnicas e climáticas, basta ter um poste com rede elétrica em casa e pronto! Qual a velocidade mais rápida que temos hoje? 10 Megabits? 30? Sim, eu vou apreciar muito isto xD
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Curiosidade: Internet via Rede Elétrica. Funciona?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Comentario de um Gay sobre o movimento patrocinado pela Rede Globo.
» REGULADORES DE VOLTAGEM E PARTE ELÉTRICA
» Pane elétrica
» Turbina elétrica para nossas motos.
» Pane Elétrica, me ajudem a decifrar.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
V O C A L O I D :: Notícias-
Ir para: